sexta-feira, 13 de abril de 2012

1.0 Planejamento estratégico


Nas próximas postagens, iremos explicar cada um dos elementos que compõem a pirâmide representada acima sobre o planejamento estratégico da Organização.
    Vimos um pouco sobre o planejamento estratégico, que envolve a tomada de decisões sobre objetivos e estratégias a longo prazo, estabelecendo os resultados que a organização deseja alcançar e mostrando como ela vai fazer para alcançá-los.
    O planejamento estratégico é muito decisivo na vida da organização e diz respeito a ela como um todo.Na hora de fazer esse planejamento , é importante contar não só com a diretoria, mas com outras pessoas-chave  ( pessoa que é muito importante para atingir determinados objetivos numa organização) 
    O planejamento estratégico pode ser elaborado para um período de 3 a 5 anos, sendo revisto e atualizado ao final de cada um deles.

    Ex.: Pense no ano de 2012, o ideal seria que as organizações revisassem o planejamento estratégico do período 2012-2016 e elaborassem o plano para 2013-2017.

    A BASE DA PIRÂMIDE - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

    Um bom objetivo estratégico deve ser : 

-Um guia para a ação.
-Desafiador, porém realista.
-Motivador.
-Com tempo definido para acontecer.

   Os objetivos estratégicos são definidos a partir da missão e da visão ( serão explicados nas próximas postagens). São resultados globais e de amplo alcance que a organização deseja atingir em médio e longo prazo, como dois a cinco anos, ou mais.

   

Podem ser objetivos estratégicos de uma organização, por exemplo:

> Atingir determinada participação no mercado (parcela do mercado total que uma organização detém para si ).
> Obter determinado nível de rentabilidade.
> Expandir atividades para outras regiões do país.
> Fortalecer a marca.
> Melhorar a imagem com os clientes.
> Melhorar a qualidade dos produtos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário