quinta-feira, 19 de abril de 2012

SWOT

  A organização é constantemente afetada pelo ambiente externo, e também o afeta. Por esse motivo, é fundamental que olhemos para o ambiente externo, o relacionando com a organização.
  Há a análise FOFA, ferramenta utilizada por organizações de todos os tamanhos.

  Forças
  Oportunidades
  Fraquezas
  Ameaças

FOFA é uma sigla.



AMBIENTE EXTERNO À ORGANIZAÇÃO

OPORTUNIDADES - Oportunidades que existem no ambiente externo e podem ser aproveitadas...
Exemplo :
Com o avanço da medicina e de recursos tecnológicos, cresce o número de pessoas da terceira idade que, ativas e saudáveis, desejam desfrutar melhor dessa fase em suas vidas. Isso representa uma oportunidade para vários mercados, entre eles o das agências de turismo.
Os aposentados viajam bastante, gerando aumento da clientela nas excursões.

AMEAÇAS- Fatores que colocam o negócio em risco.
Exemplo :
Um concorrente que planeje uma grande expansão é uma ameaça para a organização. Para as agências de turismo, a violência nas cidades turísticas pode ser uma ameaça , pois reduz o fluxo de pessoas que querem visitá-las.

SITUAÇÃO INTERNA DA ORGANIZAÇÃO

FORÇAS - São os pontos fortes da organização.
Exemplo:
Uma boa reserva de caixa ( valor guardado na reserva para eventuais gastos, como contas ou novos investimentos), a tradição da marca, a qualidade dos produtos ou processos de produção, a experiência acumulada no trabalho em determinado setor, a competência das pessoas que trabalham na organização.

FRAQUEZAS - São os pontos fracos, aquilo em que a organização não é tão boa como a concorrência ou pode melhorar.
Exemplo:
As lojas de conveniência nos postos de gasolina têm uma fraqueza com relação aos supermercados, que é a menor variedade de produtos. No entanto, têm uma força: o conforto para os clientes estacionarem, a possibilidade de fazer a compra com mais rapidez do que num estabelecimento maior.

_________________________

Os desafios para a organização a partir da análise FOFA:

Tirar proveito de suas forças, através das oportunidades de mercado que existirem; desenvolver novas forças; e minimizar ou neutralizar as fraquezas e ameaças.
A análise FOFA é também conhecida como SWOT, do inglês Strenghs (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).


Nenhum comentário:

Postar um comentário